IVAÍ TRUCO É A CAMPEÃ PARANAENSE 2024.
Foi com muita garra, competência, bons jogadores e claro, um pouco de sorte, que a equipe IVAÍ TRUCO, da cidade de mesmo nome, sagrou-se campeã 2024 no Paranaense Interclubes de Truco, um dos campeonatos mais disputados no Brasil da modalidade.
A equipe, apesar de poucos anos na competição, vêm se mostrando uma grande força do interior, se juntando agora ao seleto roll de campeões paranaenses.
Das equipes em atividade, o interior lidera o ranking com 11 títulos, sendo seis desses conquistados pela equipe Toledão, o maior campeão do Estado, seguidos por quatro canecos levantados pela equipe do Operário de Ponta Grossa. Na capital, a equipe APTRU é a líder com três edições do evento, seguida pela Trukaria, uma vez campeã da competição.
A classificação final do ano ficou assim: Ivaí Truco (89), APTRU (88), Operário (79), Trupuava (74), Serapió (64), Toledão (59), Los Maikas (50) e Encrenca PG (48), Os Mitos (44), Truco PG (42), Imbitruco (41), Só Truco (38), Amigos da Chinchola (33), Trukaria Black (32), ARHT (27), UPC PR (24), Topa Truco (19), Guara Truco (18), Ipitruco (17), Trukaria Yellow (17), Ivatruco (15), Prótruco (8) e Droni (7).
Vale ressaltar que a definição dos locais de disputa para as seis etapas de 2025 são selecionadas pela classificação decrescente do ano anterior. Assim, teremos a primeira etapa na cidade de Ivaí, seguida por Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Siqueira Campos e Toledo.
Melhores duplas
As duplas competidoras de todas as equipes fazem, paralelamente ao campeonato de equipes, a disputa para a melhor colocada do ano, que nesta edição teve César e Jader do Toledão como a melhor e conquistando o título de melhor dupla do certame em 2024, com 71 pontos. Na segunda posição ficou Edo e Val (Los Maikas, 60), Carlinhos e Adriano (APTRU, 59), Claudinho e Bico (Ivaí Truco, 53), Felipe e Beg (Ivaí Truco, 51), Eloi e Jhonatan (Trupuava, 51), Pé Inchado e Pézão (Ivaí Truco, 48) e Pardal e Juninho (Trupuava, 48).
Ao longo dos seus 33 anos de existência, a FPRT realizou torneios e campeonatos por todo o Estado do Paraná. “Este ano tivemos 23 equipes inscritas de um total de 11 cidades, o que para a Federação é um recorde. Esperamos que em 2025 este número aumente e com isso, façamos do campeonato estadual um grande divulgador deste jogo que tradicionalmente é passado de pai para filho.” comentou Roberto Rodrigues, Presidente da entidade.
Com o aumento das equipes, o ano de 2024 também foi marcado por inúmeras situações de ocorrências entre as disputas. “Erros foram gerados e com eles todos aprendemos que o bem maior é a nossa Federação, que sempre deverá estar em primeiro plano em nossos eventos. No caminho da evolução, a FPRT espera quem 2025 seja um ano de renovação e crescimento para o truco paranaense.” salientou, Alexander Pimenta, atual vice-presidente FPRT.
A Federação Paranaense de Truco deseja a todos os seus jogadores federados e equipes um descanso merecido até o arbitral que acontecerá em meados de fevereiro do próximo ano. Que inicie a dança dos jogadores entre as equipes e a busca por novos membros e truqueiros por todo o Paraná.