Um janeiro diferente e histórico para o truco paranaense.
Janeiro é tempo de descanso, de sol, calor, de férias, chopp e água de coco bem geladas, tempo para recarregar as baterias e equalizar os planos para o ano que inicia. Mas, para nós, truqueiros de plantão, faltava alguma coisa e depois de muita conversa, aconteceu: A Só Truco, veterana no truco paranaense lançou a ideia do Torneio Metropolitano de Equipes de Curitiba e região metropolitana e pegou. Foi um sucesso!
Dia 20 de janeiro, as oito equipes convidadas, APTRU, Trukaria Black e Yellow, Santa Mônica, Amigos da Chinchola, Bonde do Truco, UPCPR e a anfitriã, Só Truco, disputaram o título de Campeão Metropolitano Interclubes de Curitiba na primeira edição do torneio.
“Quando iniciamos o projeto, tínhamos ciência da dificuldade em reunir pelo menos 80 jogadores, neste período de Férias, mas depois de lançado o desafio, tivemos a grata surpresa de que todas as equipes gostaram e fizeram sua adesão ao torneio”, comentou Fabiano Rodrigues, atual vice-presidente da Só Truco.
Das oito equipes, quatro passaram para a segunda fase, as semifinais no mata-mata. A Trukaria, seguiu em frente com suas duas equipes, Black e Yellow, seguidas das veteranas APTRU e Só Truco. Na disputa para a final, Trukaria Black e APTRU levaram a melhor, deixando Yellow e Só Truco na disputa da terceira colocação. Nesta, o time da casa ganhou, deixando a Yellow em quarto lugar.
A Final
Trukaria x APTRU esta para o truco, assim como Brasil x Argentina esta para o futebol. A disputa é acirrada, tensa, manhosa, brava e sorridente ao mesmo tempo. Nenhum dos times ousa, sequer, pensar em perder qualquer partida, muito mais numa final que entrará para a história.
Na disputa das mesas, o placar era de 2x2 e a próxima mesa definiria o campeão do dia. Em “campo” quatro dos melhores jogadores do Paraná, do lado Black Wilson e Rene defendendo a Trukaria e do lado Green, Thiago e Adelar, representando a APTRU. A partida, diputada na melhor de três, estava na última perna e APTRU tinha vantagem em 10x9 da adversária. Com muita convicção, Wilson trucou e esperou os dois decidirem o destino do troféu. Faltou coragem para mandar jogar e Wilson mostrou o facão. Na sequência, o placar era de 11x10 para APTRU e Thiago deu as cartas. Pensaram muito para mandar e agora sim, decidiram o destino do do primeiro interclubes metropolitano de truco, porém a dupla Trukaria Black levou a melhor levando o caneco de campeão para casa. “Um torneio como este não seria diferente, uma final tão emocionante. Estou feliz por ter participado deste momento memorável do truco paranaense”, comentou Wilson Cecchi, da Trukaria.
“O que precisamos é isso: Novos caminhos, novas ideias e muita atitude. Só temos a agradece Á Só Truco por todo o empenho e dedicação em fazer esse evento acontecer”, disse o Presidente da FPRT, Roberto Carlos Rodrigues, elogiando e abraçando o novo presidente da equipe anfitriã, João Bim que humildemente disse “Nada disso teria acontecido se todos vocês não tivessem acreditado. Meu maior agradecimento é a todos que escutaram o chamado da Só Truco, finalizou Bim.
Que esse evento traga muito mais para o truco paranaense. Que venha 2025!