SUCESSO ABSOLUTO NA TERCEIRA ETAPA INTERCLUBES DE TRUCO

Aconteceu sábado, dia 01 de junho, a terceira etapa do Campeonato Paranaense Interclubes de Truco. O evento contou com a organização da equipe APTRU – Associação Paranaense de Truco, sediada na capital do Estado. Foram mais de 300 jogadores distribuídos nas 23 equipes inscritas este ano. Além de Curitiba, participando com seis equipes inscritas, APTRU, SÓ TRUCO, PRÓTRUCO, UPCPR, TRUKARIA BLACK E YELLOW, temos também as cidades de Ponta Grossa, com mais quatro times, TRUCO OPERÁRIO, TRUCOPG, ENCRENCAPG e ARHT, Guarapuava com três inscrições, GUARÁTRUCO, TRUPUAVA e OS MITOS. Também com dois representantes temos as cidades de Imbituva com a LOS MAIKAS e a IMBITRUCO; Ivaí com a TRUCO IVAÍ e a IVATRUCO. Com um representante em cada cidade, mas não menos importante, temos Guaratuba com a TOPATRUCO, Castro com a DRONI, Ipiranga com IPITRUCO, Toledo traz a veterana e maior campeça do Estado com seis títulos, o GRUPO MINUANO DE TRUCO, Siqueira Campos representada pela SERAPIÓ e São José dos Pinhais tem sua representação na AMIGOS DA CHINCHOLA.

A terceira etapa começa a definir quem serão os verdadeiros concorrentes ao título de campeão 2024. Levou a melhor a competente equipe Serapió, de Siqueira Campos, ficando em segundo a APTRU, anfitriã e organizadora da etapa. Na terceira e quarta colocação tivemos dobradinha de Ponta Grossa com Encrenca e Operário respectivamente. Na disputa de quinto a oitavo ficaram: Trupuava, Ipitruco, Toledão e Trukaria Yellow na ordem decrescente.

Classificação

A classificação atual do Campeonato é a seguinte: Em primeiro, APTRU (54), Ivaí Truco (47), Operário (39), Encrenca (38), Serapió (35), Los Maikas (29), Trupuava e Toledão (28), Só Truco (25), Amigos da Chinchola (21), Truco PG (18), IpiTruco e Os Mitos (17), Trukaria Yellow e UPCPR (14), Imbitruco (13), Ivatruco e Topa Truco (8), ARHT (7), Prótruco (6), Guara Truco (5), Droni e Trukaria Black (0).

Duplas

A pontuação para melhor dupla do campeonato teve nessa edição a seguinte disposição: Campeão, Elói e Marcel da Trupuava. Em segundo, Taíco e Matheus, da Trukaria. Na terceira colocação ficaram César e Jader, do Toledão e na quarta posição chegaram Willian e Israel do Operário.


Marco Histórico

Durante o evento, foi anunciado aos presentes sobre a nova posição da federação Paranaense de Truco, junto ao sistema organizacional. Por meio do veterano Vereador Tito Zeglin, foi aprovada pela Câmara Municipal de Curitiba a condição de Sociedade Civil da FPRT e com isso, o reconhecimento do truco como esporte. Oficialmente deixamos de ser meros jogadores de baralho e passamos a ser jogadores com pompas profissionais. “Este marco dentro da FPRT era almejado pelos seus representantes e dirigentes há mais de cinco anos e agora, com a ajuda do Vereador, conquistamos o título. Com isso, podemos entrar no calendário de esportes de Curitiba e, por consequência, em todas as cidades do estado, desde que tenham uma associação voltada para o truco. Os parabéns são para todos nós e para as pessoas que acreditaram e vestiram a camisa da Federação Paranaense de Truco”, comentou, Roberto Carlos Rodrigues, atual presidente da entidade.

O título foi entregue pelo filho do Vereador, Tiago Zeglin. “Aqui, não apenas a Federação Paranaense de Truco é vitoriosa, mas todos nós, haja vista essa lei servir de exemplo para outras cidades de todo o Brasil, maximizando o truco perante a sociedade, mostrando que este jogo, que é passado de e pai para filho há gerações, faz parte da cultura brasileira e agora, mais do que em qualquer momento, esta fadado e continuar em nossas vidas”, finalizouTiago.

Veja aqui o decreto na íntegra.