PONTA GROSSA PASSA A NAVALHA E FAZ BARBA, CABELO E BIGODE NA 6ª ETAPA

Como costumamos dizer no fim de um campeonato, exaltando o ganhador, “Deu a lógica!”. O Operário de Ponta Grossa sagrou-se Campeão Paranaense Interclubes 2023 de Truco. Essa foi a barba, muito bem arquitetada e desenhada durante todo o ano, buscando ponto a ponto melhor colocação no ranking, levando seus jogadores ao extremo e o resultado não poderia ter sido menor. Com rasos 100 pontos, o título de 2023 ficou nos Campos Gerais, fazendo do clube ponta-grossense Tetra Campeão Paranaense. O vice-campeão do ano foi a espetacular equipe Minuano, o conhecido, Toledão (92 pt). Na terceira colocação vem a campeã de 2022, a APTRU (91 pt) e na quarta posição ficou a equipe Serapió com 80 pontos. “Nossa equipe levou em todas as etapas um sentimento: Humildade. Diante de um campeonato tão disputado, aonde os quatro primeiros lugares tinham chances matemáticas de serem campeões, focamos no resultado maior e conseguimos o título mais emocionante de todas as edições do Paranaense Interclubes”. Comentou Israel Marchiori, jogador do Super Operário.

Como se não bastasse, o título de melhor dupla do ano, este considerado o título mais disputado individualmente por todos os truqueiros, também teve como residência o Operário, sendo representado pela dupla PARDAL E NENÊ que mostraram regularidade nas seis etapas e conquistaram o título contabilizando 82 pontos, deixando Thiago e Longhini (APTRU) na segunda colocação com 77 pontos, seguidos por Jader e Paulinho (TOLEDÃO) com 72 pontos e na quarta a dupla Tubinha e Amauri (ENCRENCA PG) com 60 pontos. Este foi o cabelo, que não deixou dúvidas de que ponta Grossa manteve sua hegemonia durante todo o certame. “Não tenho palavras pra descrever a emoção em conquistar esse título. Este é o troféu mais cobiçado entre todos os truqueiros do Paraná e estar à frente de grandes jogadores que também disputaram, faz com o sabor da vitória seja indescritível”. Salientou, Pardal, ao conquistar o posto maior do campeonato.

E o bigode ficou a encargo da equipe Truco PG que com maestria e muita garra conquistou o título de campeão da 6ª e última etapa de 2023. Uma equipe coesa e batalhadora, que durante todo o campeonato esteve atrás do título, derrapando por pouco em algumas etapas, equilibrando em outras e na última, o resultado apareceu. Como uma navalha bem afiada, levaram para a derrota até mesmo o campeão Operário, que ficou com o vice da etapa. “Sensacional! Nossa equipe esta de parabéns. Passamos por equipes muito fortes, entre elas, a semifinal contra APTRU, uma das favoritas ao título e campeã 2022, aonde fomos vitoriosos com muito garra. Só temos a agradecer a toda Federação e patrocinadores por esta memorável conquista”, finalizou, Charles Albert, jogador do Truco PG. A disputa de terceiro e quarto lugares da etapa aconteceu entre APTRU e PróTruco, que na disputa, ficou com a quarta colocação.

Balanço Geral

O resumo da FPRT sobre todo o certame de 2023 é positivo. Tivemos, claro, falhas, mas estas não ofuscaram o campeonato interclubes de truco mais disputado de todas as edições. Em meio a decisões, discussões e até mesmo algumas farpas, conseguimos manter a organização das etapas acima da média e devemos toda esta administração a cada uma das equipes anfitriãs: APTRU, Serapió, Operário, Los Maikas, Encrenca PG e Trukaria. A organização e empenho de cada uma delas foi o grande interlocutor do sucesso deste ano.

Nova Gestão

Iniciando uma nova etapa dentro da FPRT, foi eleito Presidente para o Biênio 2024/2025 nosso atual diretor financeiro, Roberto Carlos Rodrigues. Atual jogador da equipe Só Truco, Roberto é um dos ícones do truco paranaense, atuante na diretoria e apoio à FPRT a mais de 15 anos. Temos a certeza de que sua gestão será balizada entre o bom senso e a organização plena e segura. “O desafio em estar à frente de uma Federação com mais de 30 anos de existência e que cresce a cada nova gestão, me fez perceber que ainda temos muito o que evoluir na FPRT. O próximo ano será marcado por grandes desafios e conquistas, haja vista já termos toda a documentação exigida pela Câmara Municipal de Curitiba, na pessoa do Vereador Tito Zeglin, afim de oficializar o truco como esporte, beneficiando a todos no Estado. A FPRT não se cansa de fazer história”. Comentou o novo Presidente.

Palavra da Presidente

A gestão 2022/2023 teve Dione Ferreira, jogadora da Trukaria, como Presidente. Ela termina seu mandato colocando como ponto alto o engajamento de todas as equipes, mesmo as que não desfilam entre os primeiros colocados, buscando o melhor para o truco paranaense. “Nosso truco é feitos de tudo o que é forte, simples e belo, com nossas gargalhadas, brincadeiras, gestos de amizade e tive inúmeros desafios que foram vencidos, objetivos alcançados. Agradeço a Deus pelos amigos do truco mais antigos e os que conheci esse ano, vcs são únicos e especiais. Procurei fazer o melhor e muitas vezes sem medir esforços. Agradeço e reconheço a confiança depositada no meu trabalho e na minha pessoa. Muito obrigado, pelo apoio durante meu mandato”, disse, Dione.

2024

As sedes das etapas para o próximo ano já estão definidas, haja vista, constar em decisão arbitral que as seis primeiras colocadas serão sede anfitriã para a realização do campeonato seguinte. Na ordem, teremos Ponta Grossa, pela campeã Operário, Toledo, pelo vice, Minuano Toledão, Curitiba, pela APTRU, Siqueira Campos, pela Serapió, Ponta Grossa, pela Encrenca PG e finalizando, Imbituva, pela Los Maikas. Serão muitos KM percorridos em busca do tão almejado título de Campeão Paranaense Interclubes de Truco. Que venham os novos desafios, as novas conquistas e principalmente, as novas amizades.