1ª Etapa Paranaense Interclubes

Reencontro cheio de abraços e sorrisos numa das melhores etapas organizadas

A data de 25 de março de 2023 ficará na memória de todos os jogadores filiados à Federação Paranaense de Truco. O evento aconteceu sob o comando da competente APTRU. Associação Paranaense de Truco, haja vista a mesma ter recebido o direito em ser a anfitrião da primeira etapa, tendo conquistado o campeonato anterior, em 2022.

Este ano temos a participação de 19 equipes sendo que entre elas a Trukaria faz sua trajetória apresentando duas equipes a Black e a Yellow. Também da capital, ainda temos APTRU, Só Truco, UPCPR e Pró Truco. Ponta Grossa desfila com as equipes Encrenca PG. Operário e Truco PG. Guarapuava vai disputar o certame com Os Mitos e Guará Truco, que retorna ao circuito. Los Maikas e Imbitruco representam a cidade de Imbituva. Topa Truco leva a bandeira de Guaratuba, Truco Ivaí de Ivaí e a estreante, IpiTruco de Ipirange.

Após os primeiros recados do ano e o Hino Nacional, se iniciou a temporada 2022 que promete muitas emoções com grandes equipes retornando à disputa do título. 

Terminada a primeira fase, classificaram-se entre as oito que disputariam o título da primeira edição: Los Maiks, Toledão, Serapió, Truco Ivaí, Operário, Guará Truco, Encrenca, e Só, Truco. Uma mescla entre experiência e juventude, mostrando que podemos esperar muitas surpresas em 2023.

A partir das oitavas,, entramos na fase do mata-mata e os jogos aconteceram entre: Operário e Truco Ivaí, Só Truco e Los Maikas, Toledão e Guará Truco, Serapió e Encrenca. Seguiram para as semifinais, Truco Ivaí, Los Maikas, Toledão e Serapió, esta mostrando que não pode ser considerada uma zebra ter conquistado o vice-campeonato em 2022.. As demais seguiram para disputa de quinto a oitavo lugares. Uma das equipes que mais vibrou vitória foi a Los Maikas, haja vista terem iniciado com uma dupla a menos, punida no WxO em virtude de estourar o tempo do jogo anterior. Os imbituvanos não se intimidaram e foram pra cima da Operário e conseguiram o placar de 3x2 sobre os pontagrossensses

E nestes dois grandes duelos, Los Maikas e Toledão fizeram a primeira final do ano. Serapió e Truco Ivaí disputaram terceiro e quarto.

Depois de uma das disputas mais acirradas da história do truco paranaense, se escutou um grito ecoar em todo Ginásio da ASPP. "O CAMPEÃO VOLTOU" Isso mesmo, após um jejum em 2022, Toledão sagrou-se campeão saindo na frente e na busca pelo seu sétimo título paranaense. Com alegria contagiante, os jogadores receberam troféus e todas as honrarias do dia. Serapió se sobressaiu Ivaí e conquistou  terceira colocação. De quinto a oitavo lugares ficaram: Operário (5º), Guará Truco (6ª), Encrenca (7º) e Só Truco (8º).

Duplas por equipe

Paralelo ao Interclubes, todas as equipe que disputam por equipe, pontuam individualmente e ao final do ano a soma traduz a melhor e dupla campeã do ano. Saíram na frente, Julião e Marcelo da Guará Truco vencendo 7/7 disputas colocando em seu saldo, (25) pontos para a soma na última etapa. Também com 7/7 disputas vencidas porém com aproveitamento de pontinhos menor, ficaram César e Toledão, do Toledão (21). Pardal e Nenê, Operário, 6/7 (17), Jader e Paulinho, Toledão, 6/7 (15), Baiano e Valdecir, Toledão 6/7 (13). Com 5/7 vitórias, abocanhou a sexta colocação Nakinho e Arripiado, da Truco Ivaí (11). Também com 5/7, na sétima posição ficaram Dinho e Everton, Los Maikas, (10), seguidos de Kabelo e Banha, Operário, 5/7 (9) e na décima colocação, Pissaia e Saulo, Só Truco 5/7 (8).

A próxima etapa será na cidade de Siqueira Campos, casa da equipe Serapió, vice-campeã em 2022, 

Nossos mais sinceros agradecimentos a todos os jogadores e suas respectivas equipes, salientando que viajar, 500, 600, 700 km faz perceber que jogar truco é um mero detalhe diante do companheirismo e amizade que criamos nesses 32 anos de história e união na FPRT.