Federação

QUEM SOMOS

Oriundos de uma cultura basicamente europeia, os paranaenses aderiram a vários costumes dessa miscigenação e entre elas o adorável lazer que é o Truco. Em meados de 1990, um seleto grupo de amigos de Curitiba, apaixonados por este esporte de carteado, resolveram elevar os padrões normais do Truco e iniciou-se uma caminhada rumo ao que hoje é a Federação Paranaense de Truco – FPrT.

Após 23 anos de atividades ininterruptas e desenvolvidas em prol do esporte e lazer entre os paranaenses, contamos hoje com 25 agremiações inscritas sediadas por todo Estado do Paraná passando por Cascavel, Toledo, Umuarama, Ponto Grossa, Santo Antonio da Platina, Siqueira Campos, Guarapuava, Irati, Ivai, Laranjeiras do Sul, Astorga e Ibaiti. Na Capital, todo os anos várias associações são criadas exclusivamente para a prática do Truco, entre elas as principais estão inscritas na FPrT: Associação URBS – Prefeitura Municipal de Curitiba, ASSUFEPAR – Funcionários da Universidades Federal do Paraná, APCEF – Funcionários da Caixa Econômica, APTRU – Associação Paranaense de Truco, Só Truco, Trukaria, URCA, Associação Brasil – Funcionários do HSBC e Grupo Casagrande. Também os principais clubes de Curitiba estão inscritos Círculo Militar do Paraná, Santa Mônica e Três Marias fazem parte desta Federação.
Números do carteado

O Truco no Paraná movimenta anualmente cerca de 1000 pessoas direta e 7000 indiretamente entre federados, familiares, profissionais da mídia, organizadores e patrocinadores. Se elevarmos a lista aos eventos internos que acontecem todos os meses nas agremiações, levando em consideração a divulgação que estes fazem em seus veículos de comunicação p´roprios como cartazes, informativos, jornais e revistas, internet, teremos mais de 65 mil pessoas que fazem parte do ciclo do Truco em nosso Estado. A classe social envolvida neste esporte é na sua maioria média alta, formadores de opinião e empresários.  entre 18 e 60 anos, conforme podemos constatar em dados cadastrais dos jogadores.

O truco paranaense é considerado um dos mais emocionantes e bem organizados desde a primeira edição do evento realizada em 2000. Contamos com o apoio de diversas mídias impressas, televisivas e radiofônicas, o que nos permite a veiculação de inúmeras reportagens sobre os eventos relacionados ao Campeonato.

FEDERAÇÃO PARANAENSE DE TRUCO

Um lugar onde as verdadeiras amizades sempre dão frutos.